MUDANÇA

Falamos muito em mudança... "Quero mudar isto, quero mudar aquilo..." mas por vezes essa mudança não passa das palavras para a acção.


E isto acontece muitas vezes porque querermos fazer a mudança de um dia para o outro e logo de uma forma radical... e muitas vezes sem qualquer dedicação e empenho. Quase de uma forma mágica.

Outro grande motivo para não avançarmos com a mudança que desejamos é pelo medo do desconhecido... sabemos que não estamos bem... mas preferimos mantermo-nos como estamos, pois assim sabemos com o que contamos... Esta resistência à mudança é muito limitadora, como tal, se te aperceberes deste bloqueio, é importante interiorizares que a mudança até pode assustar, mas pode ser a chave da porta que tu tanto desejas abrir.... e ao abrires tudo pode mudar na tua vida... Arrisca e avança para o desconhecido... Força, Tu és capaz! Se essa ideia está a passar na tua cabeça é porque tu tens capacidades de concretizar... TU és capaz...

A Mudança não acontece de uma forma magica, não é de um momento para o outro que a mudança acontece... como também não foi assim que os hábitos que temos actualmente se instalaram em nós... mas se te focares no que queres construir de novo, será certamente muito mais fácil.

Deixa de te focares no velho, e foca-te no que queres e principalmente foca-te nos benefícios que podes ganhar com a construção desse novo e vais ver que aos poucos, ao teu ritmo a mudança começa a fazer parte da tua vida...


A mudança é um processo continuo e de certa forma infinito, pois em todos os momentos da nossa vida há mudanças, seja num corte de cabelo, seja na mudança de trabalho, de casa...

Há quem lide com mais facilidade... há quem tenha mais dificuldade. Mas tudo está certo para o crescimento de cada um. E durante esse processo de crescimento, por vezes pode acontecer que sintas que crescer doí e que mudar pode inicialmente doer muito também, mas nada será mais doloroso do que permaneceres preso a um lugar, a um momento, a uma pessoa que não te faz feliz, certo? E eu acredito que não é isso que tu queres para ti...


Então, para quem tem mais dificuldade em fazer mudanças na sua vida, a minha sugestão é começar aos poucos, com pequenas coisas, coisas simples... Começa por mudar qualquer coisa que realmente seja fácil, que te afecte pouco.


E talvez estejas a pensar... "mas isso não adianta de nada!!! Mudar pouco não vai fazer diferença... eu tenho é que mudar tudo"

Acredita que adianta, porque começas a ensinar ao teu corpo, à tua mente que é possível e que ao experimentares algo agradável com uma pequena mudança, vais transmitir isso ao teu corpo e ele com o treino vai querer sentir cada vez mais vezes e quanto mais o teu corpo, a tua mente gosta da agradável sensação que as pequenas mudanças proporcionam, mais vai querer experimentar as grandes mudanças.

Mas este é só um exemplo, pois há verdadeiramente muitas opções para fazer a mudança e pode ser um processo curto ou longo, mas gratificante... o importante é realmente fazeres... escolhe a técnica com que te identificas mais e faz acontecer... Eu sei que tu és capaz!


Outra dica para hoje é começares este processo, com um exercício mental/verbal, muito simples:

Quando surgir o pensamento: “É tão difícil mudar”; "Nunca vou conseguir mudar"; "As mudanças não são para mim"


Reassume o controlo da tua mente e diz à tua mente:

“Eu agora escolho acreditar que é cada vez mais fácil para mim fazer mudanças.”

Repete imensas vezes... muitas mesmo... podes repetir várias vezes ao dia, sempre que te lembrares.


A que a única coisa sobre a qual tu tens algum controlo é sobre o TEU Pensamento actual…


Acredita... da que pensar, mas é verdade.

Os velhos pensamentos já foram e para além de sobreviveres às experiências que eles te causaram, já não há nada que possas fazer em relação a eles.


O teu pensamento actual, o que estás a pensar neste preciso momento… está totalmente sobre o teu controlo e se o controlares, irás certamente fazer toda a diferença na tua vida.


É importante também perceber que não podemos mudar ninguém... pois, se o processo da mudança para connosco já é desafiante, para com os outros será ainda mais, porque ninguém pode convencer alguém a mudar. As portas da mudança só podem ser abertas de dentro para fora, ou seja, a pessoa tem que querer mudar, para que assim seja possível.

Podes sim dar a conhecer as novas possibilidades... mas não exigir que a pessoa mude... e nunca colocares a tua felicidade na mudança da outra pessoa... Simplesmente dá a conhecer, aceita e liberta...


Quando aceitamos que ninguém muda ninguém, deixamos de viver esperando que as coisas mudem, que as pessoas mudem, até que um dia nós mudamos e percebemos que nada mais precisa mudar e aqui sim, acontece a MAGIA da mudança.

E lembra-te sempre, nunca é tarde demais para mudar o rumo da tua vida.

Desejo-te boas mudanças Se quiseres partilhar, aqui ou por mensagem privada, estás à vontade.

Tudo de bom para ti

Dora Alcaria

Nota: O texto está escrito de acordo com o activo acordo ortográfico

Featured Posts
Recent Posts
Archive