Simplifica... e segue o que sentes...


«Certa manhã, Nasrudin colocou um ovo embrulhado num lenço, foi para o meio da praça da sua cidade, e chamou aqueles que estavam ali.

- Hoje vamos ter um importante concurso! A quem descobrir o que está embrulhado neste lenço eu dou de presente o ovo que está lá dentro!

As pessoas olharam-se intrigadas e responderam:

- Como podemos saber? Ninguém aqui é capaz de fazer esse tipo de previsões!


Nasrudin insistiu:

- O que está neste lenço tem um centro que é amarelo como uma gema, cercado de um líquido da cor da clara, que por sua vez está contido dentro de uma casca que se parte facilmente. É um símbolo de fertilidade, e lembra-nos dos pássaros que voam para seus ninhos. Então, quem é que me pode dizer o que está aqui escondido?


Todos os habitantes pensavam que Nasrudin tinha um ovo na sua mão, mas a resposta era tão óbvia, que ninguém quis passar vergonha diante dos outros.

E se não fosse um ovo, mas algo muito importante, produto da fértil imaginação mística dos sufis? Um centro amarelo podia significar algo do sol, o líquido em seu redor talvez fosse um preparado alquímico. Não, aquele louco estava a querer fazer alguém passar por ridículo.


Nasrudin perguntou mais duas vezes, e ninguém respondeu.

Então ele abriu o lenço e mostrou a todos o ovo.

- Todos vocês sabiam a resposta - afirmou. - E ninguém ousou responder.


"É assim, a vida daqueles que não têm coragem de arriscar: as soluções são dadas generosamente pelo Universo, mas estas pessoas sempre procuram explicações mais complicadas, e terminam por não fazer nada."»

(Contos Sufi de Nasrudin)


Este pequeno conto, retracta bem o que acontece na sociedade em que vivemos.. o que acontecer connosco e à nossa volta...

O medo do ridículo... o medo de arriscar... o medo do que os outros vão dizer... o medo de passar vergonha... o complicar as coisas que por vezes são tão simples... faz com que muitas vezes não se faça o que nos dá a verdadeira felicidade... faz com que não se arrisque, não se saía da nossa zona de conforto... não se avance... e chegamos ao final da vida com a sensação que não fizemos nada do que queríamos fazer...

É isso que queres para ti?

Arrisca, descomplica, faz, avança... mesmo o que possa ser difícil, desde que não seja impossível, tudo é Possível concretizar desde que queiras... por isso, se tens um sonho agarra-o e faz com que aconteça...

Deixar de perder tempo com coisas e pensamentos que não te proporciona felicidade... Este é o primeiro passo para a liberdade e felicidade...


Ousa arriscares... Ousa avançares... Ousa mudares!!

TU ÉS CAPAZ! TU CONSEGUES!


Tudo de bom para ti...

Dora Alcaria



P.S. O texto está escrito de acordo com o antigo acordo ortográfico



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn ícone social
Follow Us

Para mais Informações ou marcação:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social

Todos os direitos reservados a Dora Alcaria

Livro de reclamações.jpg