Inferioridade



Inferioridade, algo que atormenta muitas pessoas e faz com que elas deixem de usufruir das suas capacidades, da sua beleza, por quererem ser iguais aos outros... por acharem que os outros são melhores, mais bonitos, mais tudo...


O sentimento de inferioridade, faz-nos ser pessoas que na verdade não somos... faz-nos perder a nossa verdadeira identidade.


Partilho contigo a seguinte parábola:


"Um samurai, conhecido por todos pela sua nobreza e honestidade, veio visitar um monge Zen à procura de conselhos. Entretanto, assim que entrou no templo onde o mestre rezava, sentiu-se inferior, e concluiu que, apesar de toda a sua vida ter lutado por justiça e paz, não tinha sequer chegado perto ao estado de graça do homem que tinha à sua frente.


– Por que razão me estou a sentir tão inferior a si? Já enfrentei a morte muitas vezes, defendi os mais fracos, sei que não tenho nada do que me envergonhar. Entretanto, ao vê-lo meditar, senti que a minha vida não tem a menor importância.


– Espere. Assim que eu tiver atendido todos os que me procurarem hoje, eu dou-te a resposta.


Durante o resto do dia o samurai ficou sentado no jardim do templo, a olhar para as pessoas que entraram e saíram à procura de conselhos. Viu como o monge atendia a todos com a mesma paciência e com o mesmo sorriso luminoso no seu rosto. Mas o seu estado de ânimo ficava cada vez pior, pois tinha nascido para agir, não para esperar. De noite, quando todos já tinham partido, ele insistiu:


– Agora podes-me ensinar?


O mestre pediu que entrasse, e conduziu-o até ao seu quarto. A lua cheia brilhava no céu, e todo o ambiente inspirava uma profunda tranquilidade.


– Estás a ver esta lua, como ela é linda? Ela vai cruzar todo o firmamento, e amanhã o sol tornará de novo a brilhar. Só que a luz do sol é muito mais forte, e consegue mostrar os detalhes da paisagem que temos à nossa frente: árvores, montanhas, nuvens. Tenho contemplado os dois durante anos, e nunca escutei a lua a dizer: por que não tenho o mesmo brilho do sol? Será que sou inferior a ele?


– Claro que não – respondeu o samurai. – Lua e sol são coisas diferentes, e cada um tem sua própria beleza. Não podemos comparar os dois.

– Então, tu sabes a resposta. Somos duas pessoas diferentes, cada qual a lutar à sua maneira por aquilo que acredita, e a fazer o possível para tornar este mundo melhor; o resto são apenas aparências."

(Autor Desconhecido)

Na verdade, na natureza nada é igual, os planetas são diferentes, os países são diferentes, os animais são diferentes, as plantas são diferentes, as pessoas são diferentes... nada é exactamente igual, mas necessitamos de todas as qualidades, de cada um, para o equilíbrio e bem-estar do planeta.

Ninguém e igual a ninguém, ninguém tem as capacidades, qualidades, defeitos ou seja lá o que for igual a mais ninguém... nem os irmãos gémeos.

Todos nos temos uma impressão digital diferente... autentica.

Todos nós somos diferentes... Todos nós temos qualidades e são nessas qualidades que nós nos temos que focar... desfrutando do que conseguimos, do que somos capazes. Vivendo o que nós somos verdadeiramente, vivendo a nossa essência, o nosso verdadeiro Eu e libertar a necessidade de viver como os outros... de ser como os outros... de fazer o que os outros fazem...

Não queiras ser como o Galo que ao imitar o Flamingo... abafa as suas verdadeiras qualidades e nunca consegue atingir as qualidades do Flamingo, trazendo para ele frustração, tristeza, raiva e outros sentimentos negativos.


Sê tu próprio(a)... Vive a tua verdadeira essência... Aprecia a tuas próprias qualidades e capacidades... melhora-te, supera-te sem precisares de te comparar a qualquer outra pessoa... pois a cada dia que tu te superas a ti é uma vitória que podes celebrar com alegria e amor, agradecendo o que tu és, o que tu já consegues.


Lembra-te sempre, tu és um Ser único, com uma impressão digital única...

Desfruta da tua beleza, da tua exclusividade :) Tudo de magnífico para ti! Dora Alcaria P.S. O texto está escrito com o antigo acordo ortográfico


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn ícone social
Follow Us

Para mais Informações ou marcação:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social

Todos os direitos reservados a Dora Alcaria

Livro de reclamações.jpg