O Poder do Elogio


Ao analisarmos o relacionamento entre as pessoas, seja ele entre amigos, famílias, trabalho, repara-se que há poucos elogios, há muita distancia entre as pessoas, o carinho é pouco, há pouca valorização das qualidades... e em contrapartida, facilmente ouvem-se críticas e exigências...


As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros e do seus próprios defeitos.


Actualmente, ainda se verifica que grande parte da sociedade, considera que o que se faz bem... é um dever... uma obrigação e não tem que ser valorizado e nem elogiado... e o que se faz menos bem... é criticado... corrigido... desvalorizado e muitas vezes classificado como falha, fracasso, erro.


E este é certamente um dos grande motivos para que, as relações de hoje não durem muito tempo... devido ao desgaste emocional e desmotivação provocado pelo excesso de critica e desvalorização.


A ausência do elogio está ainda muito presente nos relacionamentos... seja em relacionamentos com os outros ou com nós próprios.

Vê-se pouco, os casais a elogiarem um ao outro, os chefes a elogiarem o trabalho dos seus colaboradores, os pais a elogiarem os filhos ou vice-versa... etc. E quando acontece, muitas vezes até estranhamos... quando devia de ser o normal.


E quando há a vontade ou necessidade de elogiar alguém ou a nós próprios, por algo de bom que foi feito, muitas vezes é através de coisas materiais... mas um abraço... uma palavra de conforto, de amor, de amizade... feita através de contacto directo, pouco ou nada acontece... o que faz com que o nosso corpo e todas as nossas células aprendam que para sermos elogiados por algo de bom que fizemos temos que receber algo material... e por isso, só quando recebemos algo material, é que nos sentimos elogiados e recompensados... mas na verdade, não tem que ser assim... pois um simples e sincero abraço, uma palavra positiva poderá ser o suficiente e muito mais curador para o nosso corpo físico e mental. Não quer dizer que não possa também utilizado os bens materiais... mas se juntarmos as duas formas, praticaremos muito mais e de uma forma muito mais saudável, o verdadeiro elogio.


Em contra-partida, muitas vezes, valoriza-se muito mensagens e gostos nas redes sociais... valoriza-se as comunicações virtuais, as amizades virtuais em detrimento das relações com as pessoas que estão ao nosso lado... Somos cada vez mais capazes de elogiar tudo e todos nas redes sociais... e quem está ao nosso lado... por vezes é totalmente ignorado!


A ausência do elogio pessoal afecta muitas relações... muito mais com que se pode imaginar.

Há falta de diálogo, de elogios nas famílias, nas amizades, nas equipas de trabalho. O orgulho e a agitação da vida "impede" que as pessoas digam o que sentem pessoalmente... e depois surge a necessidade de procurar ajuda...

Como facilitadora de Hipnoterapia e Coaching, reparo que muitas pessoas, que procuram a minha ajuda, nem sabem o que é receber ou dar um elogio, muitas vezes nem se sentem merecedoras de receberem um elogio, de se elogiarem... há uma grande incapacidade de elogiarmos os outros... e principalmente a nós próprios... há muita dificuldade em celebramos quando fazemos algo de positivo, algo de bom... Mas é possível treinarmos e colocarmos em prática, esta nossa capacidade que poderá simplesmente estar adormecida.


Elogiar é reconheceres as qualidades tanto de outras pessoas como as tuas próprias. Não se trata de egoísmo e sim de um acto de amor para contigo mesmo, de gostares de ti, de te amares. Se estiveres bem contigo mesmo estarás de bem com a vida. Reconhecer o valor de cada um, é uma forma e uma atitude de demonstrar um acto de amor, carinho e gratidão por ti e pelas outras pessoas.


Então o desafio é:

* Valoriza a tua família, os teus amigos, alunos, colegas, colaboradores, clientes.

* Celebra, elogia e valoriza os teus filhos, sempre que eles fizerem algo positivo.

* Celebra, elogia e valoriza-te a ti, sempre que fizeres algo de positivo.

* Celebra, elogia e valoriza qualquer pessoa, sempre que fizerem algo de positivo.

* Elogia o bom profissional, o bom amigo, o bom colega, a boa atitude, a ética, a beleza do companheiro ou companheira, o comportamento dos teus filhos ou dos filhos dos teus amigos...


O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho fica feliz por ser louvado, o pai e a boa mãe sentem-se bem ao serem amados, os amigos sentem-se acarinhados... Vivemos numa sociedade em que cada um precisa do outro e é impossível uma pessoa viver sozinha e sentir-se totalmente feliz. Os elogios são uma forte fonte de energia na vida de cada um de nós e são extremamente importantes para a nossa motivação.

Quantas pessoas podes, HOJE, fazer FELIZ, ELOGIANDO-AS de alguma forma?

Começa agora!

Diz a alguém o quanto essa pessoa é especial para ti

Ou diz a alguém, que concluiu algo ou deu mais um passo para que algo se concretizasse... o quanto isso é importante...


E lembra-te sempre... TU ÉS uma pessoa maravilhosa!

Desejo-te um excelente e feliz dia!

Tudo de bom para ti... porque eu acredito que tu mereces...


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn ícone social
Follow Us

Para mais Informações ou marcação:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social

Todos os direitos reservados a Dora Alcaria

Livro de reclamações.jpg