DOMINAS OU ÉS DOMINADO PELAS TUAS EMOÇÕES?


No nosso dia a dia, é muito importante, termos a capacidade de reconhecer e compreender as nossas próprias emoções, assim como, ter a capacidade de geri-las... para evitarmos sermos dominados por elas.


Mas geri-las não é camuflá-las... esconde-las dentro de nós e dizer que não sentimos nada disso...


As nossas emoções são uma reacção do nosso corpo ao que se passa na nossa mente. Como tal, se temos pensamentos positivos, estes darão origem a emoções positivas, enquanto se tivermos pensamentos negativos, por sua vez, estes irão dar origem a emoções negativas.


No entanto, qualquer tipo de emoção é legitima. Há momentos que é normal, sentirmos emoções menos positivas e em nenhum momento nos devemos culpar por sentir o que sentimos. Pois todas as emoções têm a sua função no nosso corpo... e é uma função essencial em nós Seres vivos...


Emocinarmo-nos é saudável, natural e até mesmo protector... curador... libertador!


O que pode ser nocivo e prejudicial é o excesso da expressão ou não expressão dessa emoção. Todas as emoções à sua maneira irão "reproduzir-se" no nosso corpo de forma e com intensidades distintas.

O que nós temos que reaprender a gerir são os excessos... ou seja, é importante sermos capazes de assumir quando não estamos bem... mas gerir de forma a não prolongar estes momentos... para que depois eles possam dar naturalmente lugar a momentos de alegria e sermos igualmente capazes de demonstrarmos essa alegria... Partilha-la, celebrá-la...


É essencial, perceber que uma coisa é expressar uma emoção, outra é viver com essa emoção... principalmente as emoções negativas, pois uma coisa é sentir dor em determinado momento... outra coisa é viver em sofrimento.

Por exemplo, todos os animais têm momentos de medo, mas só os seres humanos "vivem" com medo. E naturalmente, isso irá reflectir-se no nosso corpo. Então há que reaprender a gerir os nossos medos... para que só se tenha medo, quando realmente é útil e não se viva com medo.



Expressa-te! Liberta-te!... Expressa e liberta todas as emoções sejam positivas ou menos positivas.... Lembrando sempre, que não tens de ser forte o tempo todo... mas também não tens que ser controlado pelas tuas emoções menos positivas.


Permite-te expressar todas as tuas emoções... mas viver só com as que te são saudáveis e te fazem bem a ti.



Tudo de bom para ti!

Dora Alcaria

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn ícone social
Follow Us

Para mais Informações ou marcação:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social

Todos os direitos reservados a Dora Alcaria

Livro de reclamações.jpg